MANUTENÇÃO
Apesar de a manutenção de painéis solares ser muito simples e não custar caro, esse serviço é de grande importância para o bom funcionamento de um sistema fotovoltaico. Afinal, a sujeira nas placas pode afetar a quantidade de energia produzida para uso no imóvel, empresa ou lavouras.
Quem investiu na instalação desses painéis, precisa cuidar da manutenção para que os equipamentos não se deteriorem, reduzindo sua vida útil e comprometendo a capacidade produtiva.
Por isso, vamos abordar quais são as situações que pedem essa manutenção e como você pode oferecer esse serviço aos seus clientes. Confira!
COMO FUNCIONA A MANUTENÇÃO DE PAINÉIS SOLARES?
As principais fontes de sujeira dos painéis solares são a poluição e a poeira. Isso ocorre, principalmente, em grandes cidades, que costumam ter o ar mais poluído, sujando as placas em menos
de 1 ano.
Outra razão para programar a manutenção dos painéis são regiões que tenham muitos passarinhos e pombas sobrevoando, pois as fezes dessas aves, em grande quantidade, também prejudicam a produção qualitativa e quantitativa de energia solar.
O serviço de manutenção de painéis solares inclui alguns itens essenciais para prevenção de danos.
LIMPEZA DAS PLACAS
A periodicidade depende da localização do imóvel, sendo que em lugares que chove pouco isso deve ser feito, pelo menos, a cada 6 meses.
Um cuidado importante é não usar nenhum tipo de produto químico ou pressurizador com jato direto nas placas, pois isso pode danificar o sistema.
A ferramenta correta é a escova giratória própria para a higienização.