top of page

COMO FUNCIONA?

A energia solar é uma vantagem para todos. Isto porque, além dos valores mais baixos das contas de luz, também é uma atitude sustentável, pensada em pról do meio ambiente. O governo, por exemplo, é responsável pelo desenvolvimento de projetos que geram essa energia fotovoltaica para o suprimento das demandas de energias de ambientes rurais, bem como isolados.

 

O que se sabe, de fato, é que a energia solar pode abranger grandes ambientes, fazendo uso da natureza para emanar energia. Quer entender como isso funciona em condomínios? Continue a leitura e entenda a opção sustentável!

 

Geração de energia solar?

Trata-se de uma energia eletromagnética em que tem sua alimentação a partir do sol. É possível fazer a transformação da mesma em eletricidade ou energia térmica. Com isso, aplica-se o fator a diversas utilizações e funcionalidades. Seus dois modos de aproveitamento energético são os seguintes:

 

  • gerar eletricidade;

  • aquecer água.

 

Com o objetivo de realizar a produção de energia elétrica, há o uso de 2 sistemas específicos. São eles:

 

  • heliotérmico – neste caso, as irradiações têm conversão, antes de qualquer coisa, em efeito térmico e depois em eletricidade;

  • fotovoltaico – neste caso, as irradiações solares têm conversão de forma direta em eletricidade.

 

Fotovoltaica

Essa energia é caracterizada pelos elementos celulares fotovoltaicos que são produzidas por meio de substâncias semicondutoras. Seriam as famosas “placas solares”. Você já deve ter visto em ambientes rurais principalmente, aquelas grandes placas metálicas que se localizam em cima de telhados e afins. Assim que o elemento celular é exposto à luminosidade, alguns elétrons do produto com iluminação faz a absorção de fótons.

 

Já os elétrons que estão livres têm o transporte a partir do semicondutor, sendo sugados por um tipo de campo de eletricidade. Ele é composto em fragmento junto destes materiais, a partir de um diferencial elétrico disponível entre as substâncias semicondutoras.

 

Os elétrons livres, então, são carregados até a parte exterior dos elementos celulares de energia do sol e se disponibilizam para ter uso em formato de eletricidade.

 

Em oposição ao caráter heliotérmico, o fotovoltaico se abstém de altas irradiações solares para o seu funcionamento. Porém, o quantitativo energético gerado varia do teor das nuvens densas, de maneira que uma quantidade mais baixa das nuvens possa trazer resultados de produtividade reduzida da energia elétrica, quando comparada a momentos em que o céu está totalmente azul.

 

É dessa forma que se mantém a energia do sol, transformada em eletricidade. Essa opção que visa a sustentabilidade pode ser a melhor alternativa para contenção de gastos do seu condomínio.

iStock-948498064.jpg
bottom of page