top of page

PROJETOS PARA AGRICULTORES

Os custos com energia no campo são altos e consomem grande parte do investimento de produção. Muito dessa demanda está atrelado à necessidade de irrigação, relacionada ao bombeamento de água. Para o agricultor familiar, essa preocupação existe, mas vem sendo minimizada graças à facilidade de acesso ao crédito para instalação de sistemas solares em suas propriedades.

 

A supervisora de Energias Renováveis da Globaltek, Suzzane Mercandelli, explica que há duas formas de atender às demandas energéticas do agricultor familiar por sistemas fotovoltaicos: on-grid e off-grid, ou seja, sistema conectado à rede e sistema isolado.

 

No primeiro caso, o consumidor produz a própria energia e gera crédito na concessionária local, fazendo com que a conta seja reduzida, em média, em 95%. Já a segunda forma é utilizada em locais remotos, onde não há rede de distribuição de energia elétrica ou em substituição aos poluentes geradores à combustão. Os sistemas off-grid, no meio rural, são geralmente utilizados para suprir bombas para retirada de água de poço e irrigação de culturas.

 

Esse sistema é composto pelas placas fotovoltaicas, cabos, conectores e exige um inversor específico para partida suave de motores, que converte corrente contínua em alternada. Assim, o sistema permite que agricultor utilize a bomba durante todo o tempo que tiver radiação solar e utilize a energia onde a rede de distribuição não chega, sanando os problemas relacionado à má qualidade da energia distribuída (queda de energia, oscilação de tensão etc.) variáveis que, quando não são bem equalizadas, podem danificar motores.

 

bottom of page